quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Saiba um pouco mais sobre o Ceviche...


  


     Existem diferentes teorias sobre a origem do nome deste prato. A Real Academia Espanhola no seu dicionário sugere que ceviche poderia vir da palavra árabe "sikba", que se refere a um método de preservação de carnes em ácido, como vinagre.

      De acordo com o historiador peruano Javier Pulgar Vidal, nome seviche vem do quechua palavra "siwichi", cujo significado seria peixe fresco ou peixe concurso. Pesquisa historiador Juan José Vega, sugeriu que a origem da palavra "ceviche"  pode ser o  termo árabe "sibesh". Nestes relatos surge a história de como as mulheres árabes  faziam com sobras alimentares de guerra um  suco azedo misto de laranja e limão para aplicação no peixe cru.

     Na origem deste prato há várias interpretações.

     Devido a sua origem marítima e estilo de preparação, algumas teorias atribuem seu hábito à cozinha dos povos indígenas da costa do Pacífico da América do Sul, na região do Peru presente (perto de Trujillo, Chiclayo, Piura e Lima). De acordo com fontes históricaso o ceviche peruano  surgiu primeiro entre os Moche (Mochica cultura), no litoral do atual território de mais de dois mil anos.

      Durante o Império Inca o peixe foi marinado em chicha. Crônicas diferentes relatam que ao longo da costa peruana foi consumido peixe com sal e pimenta.Posteriormente, a presença latino-americano acrescentou dois ingredientes da culinária mediterrânea  como hábito: limão e cebola. 

     O desenvolvimento de limão em solo peruano conseguiu encurtar o tempo de preparar este prato ancestral pré-incas. Juan Jose Vega em seu trabalho indica que as mulheres que  lá chegaram d eorigem moura junto com Francisco Pizarro trouxeram suco de laranja amarga, pimentão, peixes e algas locais, resultando em um novo prato chamado sibech, que em árabe significa "alimento ácido". 

     Os ingredientes básicos de qualquer ceviche geralmente são pedaços de peixe, a cebola, o suco de limão, sal e pimenta. Você pode adicionar outros ingredientes como o coentro, a cebola, o aipo picado à moda juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário