quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Por que a carne seca
é seca ?


     Poucos sabem, mas há razões de ordem histórica e religiosa para a chamada carne seca brasileira ser propositalmente seca.

     Entre história oficial e histórias não contempladas pelo Diário da Corte Portuguesa, uma delas é sobre o expressivo volume de ex-judeus - convertidos ao catolicismo de forma forçada e involuntária  - mandados ao Brasil em função da chamada Inquisição. Este fato histórico foi uma perseguição religiosa  com duração de 400 anos quanto atos da Igreja passaram a nortear diretrizes do reinado de Portugal e Espanha, onde só poderiam viver cristãos puros.

     Então os outros, convertidos, passaram a serem chamados de cristãos novos e foram mandados para colônias. Porém, mesmo em nova terra, prosseguiam abnegados ao judaísmo secretamente. Especialmente na região norte e nordeste.

     Um dos mandamentos deles - segundo os preceitos "kasher" de higiene, limpeza e sacralidade - era não comer nada com sangue. Pois sangue é vida e comer sangue de alimentos derivados de animais mortos seria uma agressão ao divino.

     Assim para atender este critério religioso deixavam após o abate - antes do consumo - os pedaços de carnes pendurados até que todo sangue estivesse escorrido. Esse era o objetivo principal. Em um local tropical como o Brasil, sempre com sol, além do sangue escorrido a carne ficava seca no processo, daí o nome.



Nenhum comentário:

Postar um comentário