quarta-feira, 3 de abril de 2013


Ferran Adrià voltará 

a cozinhar em 2015






    Curiosidades em torno das recentes declarações do chef espanhol Ferran Adrià  é o que não faltam. Ele declarou que voltará a cozinhar em 2015 e com isso criou grandes expectativas em seus admiradores e na imprensa. A proposta é abrir, de forma ocasional, um restaurante  dentro da Fundação El Bulli, entidade que está sendo construída para preservar a memória e o local onde funcionou o famoso restaurante de mesmo nome tocado pelo Chef e que fechou as portas em 2011.

   Ele deu entrevista nesta semana à agência de notícias EFE e afirmou que o restaurante instalado dentro da Fundação deverá ficar aberto durante somente um mês por ano, período em que ele mesmo assumirá os fogões.

     O futuro restaurante atenderá apenas alunos de colégios e organizações sociais e sócios da fundação. "Serviremos comidas rápidas, como aperitivos, ainda que tenhamos medo das expectativas que isso possa gerar", disse à EFE.

     O chef afirmou ainda não sentir saudade da rotina que levou durante os 27 anos de existência do El Bulli. "Nunca cozinhei em função do dinheiro. O El Bulli se tornou referência em inovação porque fizemos sempre o que nos deu vontade, e o dinheiro não era o mais importante."

     A notícia foi anunciada em Hong Kong, onde o chef se encontra para acompanhar o primeiro de dois leilões que serão promovidos pela casa londrina Sotheby's para vender parte dos equipamentos e da adega que pertenceram ao El Bulli, além de um jantar preparado pelo próprio Adrià.

     O valor arrecadado será revertido para a construção da Fundação. O primeiro leilão acontece dia 3/04/13.

     Durante a entrevista o chef comentou também a importância da cozinha espanhola no cenário internacional. Para Adrià, ela vive um período de destaque no mundo, mas é de difícil exportação, por estar baseada em produtos de origem local (muitos marinhos).

CONSTRUÇÃO

     A entidade será instalada no local onde o restaurante El Bulli funcionou por mais de duas décadas, na cidade de Roses, no norte da Espanha.

     "Quando começamos o projeto, recebemos ofertas de muitos países, mas não teria sentido desenvolvê-lo fora do El Bulli. Queremos doar o restaurante ao país e vamos fazer isso por meio desta Fundação", contou o Chef durante a entrevista.

     Em vídeo apresentado no último mês na Universidade de Barcelona, Adrià explica como deverá funcionar a entidade.

     Aos 11 minutos do vídeo (abaixo, em inglês), o atual chef número um do mundo, René Redzepi, aparece viajando para encontrar-se com Adrià. Ele deve integrar o time criativo que fará pesquisas com foco em inovação na gastronomia.

    Outro projeto do espanhol anunciado no filme é a criação da Bullipedia, uma enciclopédia de cozinha que deverá ser lançada na internet em três anos. Ela deve organizar produtos, técnicas, conceitos e estilos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário