quinta-feira, 4 de abril de 2013

Redescobrindo a 
BAIXA GASTRONOMIA


      Enquanto as principais páginas de revistas e colunas especializadas dedicam seu espaços à alta gastronomia praticada por restaurantes sofisticados e com técnicas apuradíssimas, cresce um  público que em contraponto prega o fascínio pela chamada baixa gastronomia.

     Ou será o mesmo público em momentos e estados de alma diferentes ? Porém talvez não contraditórios.

     Há vontade e paladar com  emoções diferentes e muitas vezes atendem o desejo do dia. Especialmente a cidade de São Paulo sendo a principal cidade com mix migratório diversificado oferece um menu de opções enorme, com tira gostos e pratos típicos de todas regiões do país.

     Há bares consagrados e frequentados pela elite publicitária e jornalística cujo aperitivo principal é o testículo de boi. O baião de dois, típica combinação substancial nordestina, é um top de vendas em muitos restaurantes. Há até restaurante nos Jardins com uma versão chique. 

     Pastel de feira nem se fala, é um "must" em São Paulo e levado à arte da perfeição pela colônia japonesa. Buchada de bode é possível encontrar em locais do Pari e zona norte. 

     Mas os campeões de audiência são os "beliscos"  como croquetes vários, porção de camarões, coxinhas de galinha, frango à passarinho, torresmo, linguiça, bolinhos vários, iscas várias, escondidinhos vários, casquinha de siri  e por aí vai.

     Com a redescoberta da cozinha brasileira e a perda de vergonha sobre os gostos e ingredientes tradicionais dos pratos populares do Brasil, ganha espaço esta chamada baixa gastronomia. E chefs de prestígio colocam até mesmo versões pessoais em seus cardápios.

     Alguns vídeos e reportagens sobre a baixa gastronomia podem ser assistidos no CHEF TV, canal de gastronomia exibido na base da VIVO TV de São Paulo ( antiga TVA).

      Veja na web aqui ( clique no link) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário