sexta-feira, 1 de março de 2013

Austrália é um dos países que mais 
"respira gastronomia por m²" no mundo


     A Austrália é o país do mundo com mais restaurantes de alta gastronomia per capita. O país gosta, vive e respira gastronomia. A população e a mídia têm imenso prazer, respeito e orgulho pelos profissionais do setor.

     Provavelmente por ter sido um país habitado chamando imigrantes de todas as partes do mundo e isso especialmente nos últimos 50 anos, formou-se assim uma nação moderna, cosmopolita, voltada para a qualidade e estilo de vida como marca de sua sociedade.

     Lá as trocas culturais e étnicas passam pela comida. E os restaurantes são formas de celebrar diariamente esta miscigenação cultural e antropológica e os pratos refletem isso. Apesar da reverência ao tradicional, é na culinária fusion o grande trunfo de seus profissionais.

     Essa relação amorosa envolve a população: uma amostra desta intensidade são os diversos programas de tv de gastronomia em todos os canais, alguns chegando ao Brasil pelo GNT, Discovery, Travel & Living e outros. Com esmero superior à produções americanas e européias.

     Destaca-se como esforço de realização e impacto o reality show "MASTER CHEF AUSTRÁLIA", posteriormente copiado para outros países. Premia o melhor  cozinheiro amador do país,  atrai milhares de inscritos anônimos, envolve dezenas de chefs e autores em participações especiais e dura semanas. Para o programa permanece sempre montado um cenário vasto em galpão de grandes dimensões. 

     O sucesso é tanto que criou-se uma versão mirim: o "MasterChef Junior" para crianças até 12 anos.. com concorrentes fantásticos com grande repertório de receitas e técnicas.

     Na foto, os apresentadores do programa australiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário