terça-feira, 19 de março de 2013

Conheça um pouco mais sobre o

Chef Claude Troisgros, carioca por opção, sucesso em restaurantes e programas de tv




     O nome Troisgros está no cenário gastronômico há pelo menos 3 gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30 com Jean-Baptiste, o avô de Claude Troisgros. É um dos chamamos clãs gastronômicos da Europa, daquele tipo que um determinado ofício vai sendo passado de geração a geração, a tal ponto de seu próprio filho também já estar na carreira.
    Claude veio para o Brasil em novembro de 1979 quanto aceitou o convite de Gaston Lenôtre e deixou Roanne, na França, rumo ao Rio de Janeiro, para assumir o restaurante Le Pré Catelan, que hoje é comandado pelo chef Roland Villard. O motivo principal de sua vinda é virar protagonista, já que na Europa seu pai ainda ativo sempre seria uma sombra para mostrar seu talento verdadeiro.
    Nos seus mais de 30 anos de permanência no Brasil, Claude Troisgros abriu vários restaurantes: Roanne (30 m2, com 18 banquinhos sem encosto), Olympe Restaurante (nome de sua mãe), 66 Bistrô, CT Brasserie, CT Boucherie.Todos com sua história.
    Mas sua história em si  dentro da cozinha começou bem antes. Aos seis anos de idade assinou um contrato para ser aprendiz no Paul Bocuse assim que tivesse idade. Era uma brincadeira com o grande amigo da minha família, mas de fato aos dezesseis anos foi para o restaurante de Bocuse aprender. De lá para cá foram uma sequência de experiência que levou ele a condição de um chef de grande e expressivo repertório de realizações e soluções.
    Atualmente além de restaurantes, ocupa-se com o programa QUE MARRAVILHA! no canal GNT, onde mostra com toda sinceridade o estilo misturado francês-brasileiro, onde a elegância e clássicos  franceses misturam-se com ingredientes indígenas brasileiros, assim como sua mistura de sotaque.
    Veja abaixo a genealogia da família TROISGROIS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário