segunda-feira, 25 de março de 2013

Le Cordon Bleu, uma escola
de culinária que virou lenda


     Os jovens podem talvez não saber, porém havia uma época onde ainda não existiam as faculdades e nem cursos referendados por órgãos de regulação. A prática da culinária era relativamente restrita a ambientes familiares e de hotéis e a prática era a única forma de aprendizado.

     Porém, nas primeiras décadas do século XX surgiu em Paris a escola Le Cordon Bleu. Ela trazia em seu diferencial a reverência de todo mundo em relação à cozinha francesa, muito mais técnica e muito mais refinada do que outras. Além disso a Escola pela primeira vez apresentava a possibilidade de organizar o conhecimento do setor ensinando história da culinária, dos alimentos, dos ingredientes e um grande repertório de combinações.

     Diversas pessoas do mundo todo passaram a viajar a Paris para aprender e cursar a Le Cordon Bleu.  Quem queria ser chef com carreira de maior alcance também ia. Uma das suas alunas mais famosas foi Julia Child, depois por muitos anos apresentadora de tv nos Estados Unidos e retratada no filme "Julia & Julie".

     Hoje apesar da existência de faculdades Le Cordon Bleu prossegue com seu status e sua mitologia. Um diploma de lá é ainda considerado uma prova de valor e de conhecimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário