sábado, 9 de março de 2013


Gastronomia no Pará



       Considerada uma das culinárias mais brasileiras do País, a gastronomia do Pará tem  a cultura indígena como sua maior influência, mas também carrega consigo traços portugueses e africanos. Os elementos encontrados na região da Amazônica formam a base de seus pratos, com o acréscimo do camarão, caranguejo, pato e dos peixes, todos temperados com folhas e frutas nativas. Destacam-se: açaí, bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, muruci, piquiá e taperebá –, pimentas de cheiro e ervas. 

      Os mais tradicionais são cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi, caldo amarelo extraído da mandioca. Aliás, a raiz é uma das bases da culinária paraense, e sua farinha não pode faltar nos pratos locais. Apresento o que considero os destaques da nossa cozinha. Os pratos principais, peixes, pratos menos conhecidos e  frutas. A maioria podem ser encontrados nos restaurantes. Alguns são de época ou só feitos em casa.

Pato no tucupi
Constituído de pato, tucupi e jambu. O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca brava e por isso precisa ser cozido durante uma semana. O pato, depois de assado, é cortado em pedaços e fervido no tucupi, onde fica de molho por algum tempo. O jambu é fervido em água com sal, escorrido e posto sobre o pato. É servido com arroz branco, farinha de mandioca e pimenta de cheiro.

Maniçoba
Do tupi Maní, deusa da mandioca. Usa-se tipicamente uma panela de barro ou de porcelana. O prato demora pelo menos uma semana para ser feito, pois a folha da maniva (a planta da mandioca), depois de moída, deve ser cozida durante, pelo menos, quatro dias com a intenção de eliminar o ácido cianídrico que contém. Depois disso é acrescentado o charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas salgadas de porco, chouriço, linguiça e paio, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa. É servido com arroz branco, farinha d’água e pimenta de cheiro a gosto.

Caruru
Feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde (alfavaca e chicória), farinha seca bem fina e azeite de dendê. Após fervidos o quiabo, o tempero verde e os camarões na água, acrescenta-se a farinha e faze-se um pirão. Estando pronto o pirão, adicionam-se os quiabos bem escorridos, o camarão já refogado com todos os temperos e, por último, o azeite de dendê.

 Vatapá
O vatapá paraense não leva peixe, nem amendoim, nem castanha-de-caju. Ao caldo da cozedura das cabeças e das cascas de camarão salgado perfumado com alfavaca, chicória, alhos e cheiro verde, adiciona-se farinha de trigo e/ou de arroz, obtendo-se um mingau. Acrescenta-se o leite de coco puro, camarões já fervidos e azeite de dendê em pequena quantidade.

Tacacá
É uma comida regional muito diferente, preparada com o tucupi (caldo da mandioca, previamente fervido com alho e chicória), goma (mingau feito com uma massa fina e branca, resultado da lavagem da mandioca ralada) e jambu (planta considerada afrodisíaca). O tacacá é servido em cuias, acompanhado ou não com molho de pimenta-de-cheiro, e é encontrado geralmente nas esquinas de Belém, em barracas das famosas “tacacazeiras”. É um prato originário dos índios.

Arroz paraense
Preparado com caldo de tucupi, jambu, camarão seco, pimenta de cheiro, chicória regional, coentro.

Peixes
Caldeirada de Filhote, Pirarucu de casaca, Tucunaré na manteiga, Tambaqui assado, Costeleta de Tambaqui, Dourada frita, Peixe no Tucupi, Moqueca de arraia, Peixe no escabeche, Tamuatá no Tucupi, Peixe assado na folha da bananeira. Outros peixes: Pescada branca, Pirarucu, Pescada amarela, Surubim, Acari, Gurijuba, Xareu, Curimatã, Piramutaba, Traíra, Tainha… Vejam no Mercado de Peixe do Ver-o-Peso.

Outros
Bolinho de Piracuí  Casquinho de Caranguejo, Caranguejo ao Toc-Toc, Casquinho de Muçuã, Sopa de caranguejo, Sopa de Aviú, Cramusquim (macarrão com molho de camarão e creme de leite), Pimenta de cheiro, Manicuera, Frito do Vaqueiro, Filé marajoara, Queijo do Marajó, Mingau de açaí,  Sururu (tipo de ostra), Tapioquinha, Mingau de banana, Paca guisada, Tartaruga no casco, Jabuti assado, Pirarucu defumado.

 Chibé
Vocábulo tupi, composto de Che – eu, meu – e Ibe ou Tibe- caldo. É considerada a mais paraense de todas as comidas. Uma bebida com um gosto levemente acidulado. Leva farinha de mandioca e água.

Mujica
É um prato cremoso que pode ser feito de farinha de peixe conhecida como piracuí, massa de siri ou caranguejo.

Doces
As sobremesas paraenses são ricas em frutas, principalmente vindas da Amazônia, licores e sorvetes (Não deixe de fazer uma excursão à uma sorveteria). Os principais frutos que marcam a culinária regional são: açaí (experimente na cuia), cupuaçu, pupunha, castanha do Pará, guaraná e a manga. Há também outras frutas regionais de sabor peculiar, tais como bacuri, taperebá, jaca, muruci, sapotilha, uxi, entre outras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário