quinta-feira, 21 de março de 2013

O que parecia ser moda, 
virou tendência:
o estilo retrô em bares e restaurantes


     Dos anos 20 aos anos 70 existia no Brasil uma grande boemia intelectual e artística cujos pontos de encontros - no Rio de Janeiro, São Paulo ou outras capitais - eram botecos com jeito de parados no tempo. Com chopeira antiga, balcão de refrigeração de madeira, vasilhames com acepipes no balcão, balas em vidro e assim por diante.
     Depois com a ascensão da alta gastronomia vieram os restaurantes sofisticados e estilosos, com jeito neo clássico, louças finas e um tom de formalidade nos serviços.
     Como que carentes de maior humanismo nos ambientes e saudosismo de uma boemia romântica, começaram a ser lançados nas principais cidades bares cujo projeto de arquitetura e reprodução era reproduzir estes botecos da velha guarda. E foram um grande sucesso! 
     Parecia ser uma moda, em São Paulo ficaram conhecidos como o estilo do "Original"  ou do "Bar do Juarez". Cadeirinhas de madeiras com curvas, jornais antigos na parede, chão de madeira ou de azulejos quadriculados, ventilados do século passado..   
     Hoje até restaurantes de alta gastronomia também utilizam em sua ambientação móveis e acessórios antigos, portas de madeira são procuradas em sucateiros, o mesmo com máquinas registradoras.. e por aí vai.
     Segundo especialistas em marketing, as pessoas querem viver o hoje e querem viver o passado que não tiveram oportunidade de usufruir.
      Seja qual for a causa, o retrô e o vintage tornou-se um modelo de identidade de casas de gastronomia que veio para ficar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário